Esta é sem dúvida uma mudança significativa para as crianças e suas famílias.
A transição do 4º para o 5 º ano de escolaridade, configura-se como um momento na vida das famílias em que as mudanças contextuais, inerentes à mudança de ciclo de escolaridade, se associam a mudanças pessoais, como a entrada na puberdade, e familiares, a relação deixa de ser adulto-criança para passar a ser adulto-pré-adolescente /adolescente.
Apesar do entusiasmo de que se reveste esta transição, as preocupações relacionadas com uma eventual mudança de escola, a perda de amigos, as dúvidas na organização das novas rotinas escolares… são partilhadas por muitos dos pequenos finalistas.
A literatura aponta que integração no 2º ciclo pode ser facilitada e que o envolvimento parental tem um papel fundamental no ajustamento emocional e académico das crianças.
Assim, promover momentos familiares de diálogo aberto sobre esta fase, proporcionando conforto e confiança, poderá ser muito útil e benéfico para todos.
Ficam por aqui alguns tópicos de discussão:
- Averiguar expectativas e preocupações dos alunos quanto à mudança;
-Abordar o quotidiano do 2º ciclo e adequar as expectativas iniciais a esse quotidiano;
- Promover o debate acerca de estratégias de estudo e organização mais adequadas ao 2º ciclo;
- Discutir estratégias de apoio da família;
- Promover a relação família-escola.
Boas Transições 