Segunda-feira, 14 de Setembro de 2009

[reflexão] Regresso às aulas!

Todos nos recordamos da intensidade e diversidade de sentimentos que o regresso às aulas faz despontar numa criança: euforia, entusiasmo, insegurança, desapontamento e nostalgia … Não é fácil fazer a transição da liberdade das férias e do prazer da praia na companhia dos familiares e amigos para a formalidade da sala de aula!

 
Os horários, a incógnita dos novos colegas e o reencontro com os antigos, a matemática enferrujada, a eventual mudança de escola ou de ciclo de ensino … são boas razões para a ansiedade de crianças e pais.
 
Como podemos maximizar os ganhos e diminuir os riscos e as perdas neste momento crucial do ano familiar?...
    • Fale com os seus filhos sobre este momento. Toque o lado positivo e o lado negativo do espectro dos sentimentos. Pergunte como se estão a sentir – o que os preocupa, o que os alegra e entusiasma. Mostre disponibilidade para os escutar com calma e atenção.
    • Aceite como naturais os sentimentos negativos dos seus filhos sobre este momento. Fale sobre os seus próprios sentimentos. A tensão provocada pela entrada numa nova rotina e as incertezas desta nova fase também são sentidas pelos adultos.
    • Sem deixar de escutar os seus filhos sobre os sentimentos negativos, procure salientar os aspectos positivos do início das aulas. Rever os colegas, fazer novos amigos … comprar novo material escolar … Aprender e crescer…
    • Lembre os seus filhos das coisas boas que aconteceram em anos lectivos anteriores. Conte-lhes histórias sobre esses momentos e também sobre si quando passou por essas experiências.
    • Cuidado com o sono… as crianças necessitam de dormir mais horas do que os adultos e as férias têm um ritmo diferente. Comece a estabelecer as novas rotinas de sono uma ou duas semanas antes do início das aulas, para que  eles estejam em forma e com bom humor no primeiro dia de aulas.
     
    E no primeiro dia de aulas?...
    • Escolha e prepare a roupa na véspera em conjunto com os seus filhos. Se eles já realizam essa tarefa sozinhos abra uma excepção e acompanhe-os desta vez.. Proceda do mesmo modo com a arrumação da mochila.
    • Faça com antecedência as compras necessárias para o primeiro dia de aulas de forma a evitar stress e imprevistos de última hora que podem deixar pais e filhos fora de si.
    • No dia D acorde-os com tempo e lembre-se que as crianças devem tomar um bom pequeno-almoço. Façam juntos alguma fotografias para treinar os melhores sorrisos e para mais tarde recordar.
    • Se for possível vá levar e buscar os seus filhos no primeiro dia de aulas. Se trabalha fora de casa, procure chegar mais cedo na primeira semana de aulas para acompanhar mais de perto o novo quotidiano do seu filho
    Bom regresso às aulas!!!
     
    (Fontes: PH+, American Academy of Pediatrics, Kids Health)
PASTAS:
publicado por linharelacoesfamiliares às 09:00
link do post | comentar | favorito

A LINHA DE RELAÇÕES FAMILIARES

é o seu espaço na net para reflectir e partilhar sobre as relações familiares e o seu impacto no bem-estar e na saúde.

A PH+

é uma empresa cujo projecto é contribuir para o DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO dos seus clientes, apoiando e aconselhando pessoas com problemas nas esferas comportamental, emocional e relacional; promovendo o desenvolvimento de pessoas, famílias, grupos, organizações, instituições e comunidades, através de programas terapêuticos, consultoria, formação e coaching. www.phmais.pt

QUESTÕES

Pode colocar-nos as suas questões. Pode "comentar" os posts do blog ou enviar um e-mail para relacoesfamiliares@phmais.pt. As questões seleccionadas serão respondidas pela nossa equipa neste espaço, de forma anónima. No caso de não querer que a sua questão seja publicada mencione-o no seu e-mail e responderemos directamente para si.

ORGANIZAÇÃO

Para facilitar a leitura e a participação organizámos os posts em 3 categorias: 1) Reflexão (ideias sobre as relações familiares que podem ser discutidas e contestadas), 2) Sugestões (produtos e serviços com interesse para o tema das relações familiares) e, 3) Questões (perguntas comuns na clínica com famílias e respostas simples a essas perguntas, sem esquecer que cada caso é único).

TEMAS RECENTES

[reflexão] E quando algo ...

[reflexão] Voluntariado!

[sugestão] Livro Positiva...

[reflexão] A família e es...

[reflexão] Ano Novo!

[questão] E quando os pai...

[reflexão] Família e Apre...

[reflexão] Diferenças de ...

[reflexão] O Amor Românti...

[sugestão] Museus em Famí...

PASTAS

questão

reflexão

sugestão

todas as tags

ARQUIVOS

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Novembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

PESQUISAR NESTE BLOG

 

subscrever feeds