Quinta-feira, 13 de Agosto de 2009

[reflexão] Adolescentes, relações sociais e sucesso escolar. Que relação?

Os efeitos das relações entre pares (crianças e jovens da mesma faixa etária) no comportamento, desenvolvimento e sucesso escolar dos adolescentes, têm sido alvo da atenção de alguns investigadores.

Existirá realmente uma relação entre as relações que os adolescentes estabelecem eles e o sucesso escolar? E que relação é esta?
 
De facto, vários estudos testemunham que esta relação existe e é particularmente marcada no contexto escolar.
 
Porque é que algumas relações entre pares (crianças e jovens da mesma faixa etária) promovem o sucesso escolar? E, como é que outras encorajam o desinteresse?
 
Ao que parece as relações entre os adolescentes podem promover o sucesso ou encorajar o desinteresse dependendo da forma como os objectivos e metas escolares estão estruturados.
 
Assim ..
Objectivos competitivos, que dificultam a concretização dos objectivos do outro, que evitam a partilha de informação, podem levar ao isolamento e deterioração das relações sociais e logo a um baixo rendimento escolar. De acordo com esta metodologia a promoção da interacção entre os estudantes está fora da agenda do professor e é assim relegada para os corredores, refeitórios, cantinas e recreios …
Os objectivos estruturados de forma cooperativa, baseados na ajuda mútua, partilha de recursos e informação, tendem a promover as relações sociais e consequentemente o sucesso escolar. De acordo com esta metodologia, os estudantes interagem e trabalham ao mesmo tempo. Aprendem a construir em simultâneo relações e conhecimentos.
 
As relações entre os pares, são nesta fase de extrema importância e constituem o principal agente de socialização dos jovens.
A escola, poderá assim ter um duplo papel fundamental quer na construção de relações positivas entre os adolescentes quer na construção do sucesso escolar que proporcionará ao jovem um maior leque de oportunidades futuras.
PASTAS:
publicado por linharelacoesfamiliares às 13:24
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