Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2009

[reflexão] Vida Pessoal e Profissional, o Equilibrio...

 

Encontrar o equilibrio entre a vida pessoal e profissional, é uma tarefa árdua... E se é casado e tem filhos então, a situação é ainda mais desafiante... no cenário actual, é difícil e requer disciplina, além de uma gestão “equilibrada” do tempo do seu dia.

Dedicar a maioria do seu tempo ao trabalho, poderá fazê-lo descurar a sua vida pessoal. Por outro lado situações da sua vida pessoal, como: cuidar de um familiar idoso ou lidar com problemas escolares do seu filho poderão interferir com a sua concentração e disponibilidade para as tarefas laborais.

A verdade é que não existe um interruptor... e as áreas da nossa vida exigem de nós o desempenho de diferentes papeis, de cujo o equilíbrio, a nossa saúde mental e emocional dependem.
As boas notícias é que são possível melhorar. E encontrar mais tempo para as coisas mais importantes para si.
O mundo do trabalho mudou. E se antes o trabalho era feito das 9 às 5, de segunda a sexta... actualmente, estes limites alteraram-se. A globalização, internacionalização e outros “ãos”... são os principais motivos, não nos esqueçamos da “tecnilogização” que se mal utlizazada pode ser também uma prisão!
 
Casado com o trabalho?
Por vezes trabalhar fora do horário é necessário e importante. A flexibilidade de horários é justamente apreciada. Contudo, é importante é aprender a dizer “Não”, quando sente que a flexibilidade está a afectar a coluna vertebral da sua vida. Cansaço, stress e conflitos interpessoais são os primeiros alarmes a tocar.
Perder eventos familiares importantes, como aniversários ou reuniões no liceu, não investir nas suas amizades, abandonar os seus passatempos, podem ser alguns dos sinais de desequilíbrio.
 
O que fazer?
1.     Pense em tudo o que faz durante 1 semana. Inclua as actividades relacionadas e não relacionadas com o trabalho. Corte ou delegue actividades que não gosta ou para as quais não tem tempo.
2.     Procure situações criativas. Perceba se é possível usufruir de horário flexível, trabalhar à distância, etc. Esta flexibilidade pode aliviar algum stress e faze-lo ganhar algum tempo livre.
3.     Aprenda a dizer “Não”. Pare de fazer coisas que só faz por obrigação ou sentimentos de culpa. Ganhe mais espaço para as actividades significativas e prazeirosas
4.     Deixe o trabalho no trabalho. Com a perspectiva actual de ligação, as fronteiras alteraram-se. É possível contactar qualquer pessoa em qualquer lugar, as fronteiras casa/ trabalho, deixaram praticamente de existir, a não ser... que as crie!
5.     Organize o seu tempo. Faça listas.
6.     Comunique claramente. Limite o tempo dispendido em má comunicação. Expresse-se com precisão e escute atentamente. Tire notas se necessário.
7.     Guerra à culpa. Lembre-se que ter uma familia e uma carreira é OK. Para ambos homem e mulher.
8.     Cuide de si. Deixe algum tempo diário para uma actividade que goste, como andar, ouvir música, rir...
9.     Estabeleça um dia/noite por semana para uma actividade recreativa. Desligue o telefone e descubra o que pode fazer com o seu companheiro, familia ou amigos. Divirta-se!
10.   Proteja o seu dia de descanso.
11.   Durma. Não existe nada mais stressante e perigoso que trabalhar sem dormir. Não afecta apenas a sua productividade mas pode causar muitos erros. Pode acontecer ter que trabalhar muitas mais horas para emendar esses erros.
12.   Construa o seu sistema de suporte. Invista nas suas amizades e família, naqueles que o podem apoiar…
13.   Procure ajuda profissional.
Lembre-se que estabelecer um equilíbrio entre as diferentes esferas da sua vida é um processo contínuo... requer mudanças e auto-avaliações de tempos a tempos.
PASTAS:
publicado por linharelacoesfamiliares às 12:27
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Credito Pessoal a 2 de Outubro de 2009 às 16:58
Gostei muito do artigo. É uma coisa que me ajuda muito pois sofro facilmente de stress. Acho que organizando os nossos pensamentos conseguimos melhorar a situação. Obrigado pelas dicas.


Comentar post

A LINHA DE RELAÇÕES FAMILIARES

é o seu espaço na net para reflectir e partilhar sobre as relações familiares e o seu impacto no bem-estar e na saúde.

A PH+

é uma empresa cujo projecto é contribuir para o DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO dos seus clientes, apoiando e aconselhando pessoas com problemas nas esferas comportamental, emocional e relacional; promovendo o desenvolvimento de pessoas, famílias, grupos, organizações, instituições e comunidades, através de programas terapêuticos, consultoria, formação e coaching. www.phmais.pt

QUESTÕES

Pode colocar-nos as suas questões. Pode "comentar" os posts do blog ou enviar um e-mail para relacoesfamiliares@phmais.pt. As questões seleccionadas serão respondidas pela nossa equipa neste espaço, de forma anónima. No caso de não querer que a sua questão seja publicada mencione-o no seu e-mail e responderemos directamente para si.

ORGANIZAÇÃO

Para facilitar a leitura e a participação organizámos os posts em 3 categorias: 1) Reflexão (ideias sobre as relações familiares que podem ser discutidas e contestadas), 2) Sugestões (produtos e serviços com interesse para o tema das relações familiares) e, 3) Questões (perguntas comuns na clínica com famílias e respostas simples a essas perguntas, sem esquecer que cada caso é único).

TEMAS RECENTES

[reflexão] E quando algo ...

[reflexão] Voluntariado!

[sugestão] Livro Positiva...

[reflexão] A família e es...

[reflexão] Ano Novo!

[questão] E quando os pai...

[reflexão] Família e Apre...

[reflexão] Diferenças de ...

[reflexão] O Amor Românti...

[sugestão] Museus em Famí...

PASTAS

questão

reflexão

sugestão

todas as tags

ARQUIVOS

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Novembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

PESQUISAR NESTE BLOG

 

subscrever feeds