Quinta-feira, 1 de Janeiro de 2009

[reflexão] Ano novo, Vida Nova!?

Sabemos que é sempre com muita esperança, que começamos um ano novo. Um livro com uma página em branco ansiosa por receber os primeiros traços, que acreditamos poderem influenciar toda a história... Uma festa, passas na mão, pé direito em alerta, tudo serve para começarmos o ano da melhor forma. "Tudo será diferente!" – Mas o quê?

 

A Linha de Relações Familiares, inspirou-se na corrente da Psicologia Positiva, área de investigação desenvolvida por Martin Seligman, para lhe dar algumas ideias, para em 2009 desenvolver a positividade em si e na sua família.

 

 

1. Invista diariamente na sua família. Isto pode significar optar por reorganizar a sua agenda.

 

2. Saiba ver e estimular a singularidade de cada membro da sua família . Cada indivíduo da sua família, é portador de um conjunto de competências e interesses, que formam a sua identidade. Promova-os.

 

3. Crie um ambiente de segurança e paz. Tente eliminar padrões de abuso verbal. Negoceie.

 

4. Desenvolva um ritmo e uma rotina familiar. Pode ser difícil criar uma escala de eventos. Contudo esta poderá ser tranquilizante e evitar o dispêndio de energias colocado em tomar decisões constantemente. Exemplo: Horas de comer, horas de deitar, listas de tarefas, etc.

 

5. Seja responsável pelas suas escolhas. Veja em cada escolha a oportunidade de pôr em prática o seu melhor modelo de família.

 

6.      Planeie rituais ou celebrações em família. Aniversários, dia da mãe, do pai ou outros eventos, são oportunidades para criar e recriar tradições e rituais de união familiar.

 

7.      Comunique e escute. Tenha atenção às  suas palavras: elas serão um dos veículo para revelar ao outro o melhor de si. Exerça auto-controlo sobre emoções que atrapalhem a comunicação. Tenha curiosidade em ouvir o que o outro lhe diz.

 

8.      Planeie e Implemente actividades em família. Todos são importantes e todos têm um papel preponderante na actividade. Desenvolva a motivação e o gosto por aprender novas coisas que sejam profícuas para si e para a sua família: INOVE.

 

9.      Tente encontrar o significado do seu sofrimento. Se viveu uma má experiência, pense no porquê  e em que lhe poderá ser útil. O que aprendeu? Não se deixe devastar sem necessidade. 

 

Para conhecer o "Pai" da Psicologia Positiva, clique:
http://www.youtube.com/results?search_query=martin+seligman&search_type=&aq=f

PASTAS:
publicado por linharelacoesfamiliares às 12:45
link do post | comentar | favorito

A LINHA DE RELAÇÕES FAMILIARES

é o seu espaço na net para reflectir e partilhar sobre as relações familiares e o seu impacto no bem-estar e na saúde.

A PH+

é uma empresa cujo projecto é contribuir para o DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO dos seus clientes, apoiando e aconselhando pessoas com problemas nas esferas comportamental, emocional e relacional; promovendo o desenvolvimento de pessoas, famílias, grupos, organizações, instituições e comunidades, através de programas terapêuticos, consultoria, formação e coaching. www.phmais.pt

QUESTÕES

Pode colocar-nos as suas questões. Pode "comentar" os posts do blog ou enviar um e-mail para relacoesfamiliares@phmais.pt. As questões seleccionadas serão respondidas pela nossa equipa neste espaço, de forma anónima. No caso de não querer que a sua questão seja publicada mencione-o no seu e-mail e responderemos directamente para si.

ORGANIZAÇÃO

Para facilitar a leitura e a participação organizámos os posts em 3 categorias: 1) Reflexão (ideias sobre as relações familiares que podem ser discutidas e contestadas), 2) Sugestões (produtos e serviços com interesse para o tema das relações familiares) e, 3) Questões (perguntas comuns na clínica com famílias e respostas simples a essas perguntas, sem esquecer que cada caso é único).

TEMAS RECENTES

[reflexão] E quando algo ...

[reflexão] Voluntariado!

[sugestão] Livro Positiva...

[reflexão] A família e es...

[reflexão] Ano Novo!

[questão] E quando os pai...

[reflexão] Família e Apre...

[reflexão] Diferenças de ...

[reflexão] O Amor Românti...

[sugestão] Museus em Famí...

PASTAS

questão

reflexão

sugestão

todas as tags

ARQUIVOS

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Novembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

PESQUISAR NESTE BLOG

 

subscrever feeds